BlogAqui

Este blog já pertence AO PONTO DE ENCONTRO DOS BLOGS QUE FALAM PORTUGUÊS!!!!!
blogaqui?
Por lá encontrei alguns blogs já registados, nossos conhecidos!
Mas eram poucos os blogs sobre educação de infância...
Convido-as a passarem por lá e aumentarem a lista!
JOKAS DA Bé

Não Esquecer...

Ás vezes no corre-corre do nosso quotidiano profissional...entre tantos afazeres,
convém lembrar estes tópicos!
Vou colocar na minha sala...no meu placard para ir olhando sempre!
Publicado na Revista Educadores de Infância, mês de setembro!
BOM ANO LECTIVO PARA TODAS...COM MUITA PARTILHA!!!

Dica...

"Coloque as sobras para derreter no forno convencional ou microondas, espere esfriar e desenforme!"



Hoje descobri o blog APRENDER e fiquei maravilhada....vejam só quantas ideias lindas para fazermos com as nossas crianças.


--» PASSEM POR LÁ! «--

Tempo de Voltar...


Já é tempo de voltar ao Jardim de Infância...
As férias terminaram e agora, de baterias recarregadas, está na hora de receber as crianças de braços abertos e coração humilde e ajudá-las na sua adaptação e relação social com a escola.

Muitas são as formas de o fazer:
- Ouvir as crianças com atenção, bem como os pais;
- Respeitar as suas opiniões;
- Contar histórias, rimas. lenga-lengas;
- Cantar e dançar...
- Preparar a sala de forma a conseguir um ambiente cómodo e propício à autonomia das crianças!
- etc...


Fiz este quadro para identificação da nova sala.
*****
ACTIVIDADE PARA O ACOLHIMENTO:
Um acolhimento agradável e divertido facilitará o momento de separação dos pais e promoverá a relação com as outras crianças. Cada criança irá construir uma coroa de identificação para usar ao longo do primeiro dia, essa terá o seu nome e um desenho ou recorte feito por ela.
Depois o grupo poderá fazer um jogo simples de apresentação, com um balão cheio, passar por cada criança, cantando a musica "o balão do João", substituindo o nome João pelo nome de cada criança!
*****

www.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.ws
Glittery texts by bigoo.ws


Nova Aquisição


A minha nova aquisição destas férias foram estes dois livros que devorei...
Aconselho a todas...Comprei na Fnac, o mais pequeno foi 7€ e o outro 11€...São muito bons e práticos!
JOKAS DA Bé

Orelhinhas

É o que está a dar agora!
A letra da musica é muito "fofoinha"...
Adoro quendo ele diz. "És mais fofo que pão-de-ló"...
Hum...que fome! lol

The Animals Save the Planet - Supermarket Bags

É uma questão de hábito!

Frases para Marcadores de Livros








Mais frases no cantinho EDUCAR É FAZER FELIZ !


Figuras Geométricas










Dica do Mês - PICASA


O Picasa pode ser uma boa fonte de PARTILHAS para a nossa profissão....Inscrevam-se.


Navegando um pouco, descobri :









VISITEM e digam-me o que acharam?

JOKAS DA Bé

a PARTILHA da Leni...

www.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.ws


Glittery texts by bigoo.ws

A nossa colega Leni pôs à disposição o seu cantinho no PICASA onde partilha algum material educativo.

OBRIGADA PELA TUA PARTILHA!!!!

***JOKAS DA Bé ***

Contos no Pré-Escolar


Contar histórias para crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar ideias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que vão sendo enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelos personagens de cada história. Fazer de conta é uma fonte de cura muito rica para crianças da pré-escola. Você pode ver crianças aliviando seus próprios sentimentos quando as observa brincando.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar.
É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outras maneiras de ser e de agir... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, sem precisar saber o nome disso tudo.
O significado mais íntimo e profundo do conto será diferente para cada criança e também desigual para cada uma em diferentes momentos da vida. Mas é através de várias histórias que a criança passa a compreender o mundo dos contos, e a mensagem básica transmitida a ela é: que na vida é inevitável a luta contra dificuldades, é algo que faz parte da existência humana, porém se a pessoa não se intimida e enfrenta com firmeza os obstáculos e as injustiças, conseguirá dominá-los e sairá vitoriosa.
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação.
Pais e professores que lêem livros para as crianças estão contribuindo para terem futuros leitores, com um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Existem muitas colecções e livros avulsos apropriados para crianças em idade Pré-Escolar, assim como histórias Bíblicas e livros de poesias, que ao ler para uma criança este tipo de literatura, além do prazer que esta leitura em si proporciona, os adultos estarão contribuindo para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade.
Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.


*Objectivos dos Contos no desenvolvimento infantil:

· Despertar na criança a curiosidade sobre os assuntos das histórias;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário da criança;
· Ampliar horizontes, contando histórias onde fatos curiosos e desconhecidos possam vir a acrescentar ao aluno;
· Adequar as histórias à realidade dos alunos;
· Conquistar e trabalhar a atenção do aluno;
· Desenvolver habilidade de expressar ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo assim as crianças;
· Atingir significados simbólicos e, acima de tudo, interpessoais;
· Envolver emocionalmente a criança na história;
· Auxiliar no seu ajustamento sócio-emocional;
· Deixar que cada criança interprete a história da sua maneira e tire suas próprias conclusões, sem dar explicações;
· Possibilitar a busca de soluções para suas dificuldades e problemas interiores;
· Mostrar à criança, através das personagens, os dois lados existentes: o bem e o mal;
· Reflectir, associar e identificar-se com personagens;
· Saber contar também a outras pessoas a história escutada;
· Proporcionar à criança uma viagem ao mundo das histórias, alimentando sua imaginação e satisfazendo seus desejos e fantasias;
· Aliviar suas ansiedades e medos;
· Formar na criança o prazer em escutar muitas histórias;
· Estimular seu gosto pela leitura desde cedo, e assim tornar-se um futuro leitor.


***
(partilhado pela minha Amiga Tê...Obrigada linda!)
***

Caracterização da Faixa Etária - 4 ANOS -


As crianças de 4 anos são afirmativas e expansivas, explodem de actividade motora: correm, saltam, andam a pé-coxinho, pulam, trepam...
Gostam de experimentar e procurar diferentes estratégias para chegar ao resultado desejado. Aborrece-lhes o papel de espectador. Conseguem descobrir os pormenores das coisas.
Começam a antecipar as suas acções, a criar hipóteses e a testá-las logo. Começam a realizar verdadeiros intercâmbios, pelo que, pouco a pouco, têm em conta as ideias e propostas dos outros para enriquecer as próprias. Começam a compreender os sentimentos das outras pessoas.
As amizades são cada vez mais importantes. É comum vê-los com um amigo preferido partilhando com este a maior parte das suas actividades. Começam a diferenciar-se os interesses entre as meninas e os meninos.
Permanecem muito mais tempo a realizar qualquer actividade e têm gosto em terminar o seu trabalho. Podem ralizar tarefas por etapas.
Sentem-se mais crescidos; gostam de ter responsabilidades e cuidar dos mais pequenos.
Apreciam muito o jogo dramático e os fantoches. Encontram-se na fase do jogo simbólico, socializado e cooperativo e elegem outros para compartilharem os seus jogos.
No jogo, incorporam papéis que não são da vida familiar mas, quase sempre, relacionados com experiências vividas. Adoram disfarçar-se. “planificam” o jogo distribuindo papéis e atribuindo funções a cada participante.

O jogo torna-se mais competitivo. Começam a organizar jogos de grupo, passando a respeitar a vez de cada um e a cumprir as regras estabelecidas e, além dessas, criam as próprias.
Conversam incessantemente, mesmo que ninguém os ouça. A linguagem é um verdadeiro meio de comunicação, cada vez mais rigoroso, claro e detalhado. Contam histórias misturando ficção e realidade. Etapa rica em fantasias. Apreciam imenso relato de contos, especialmente os fantasiosos e disparatados.

Têm sentido de humor. Gostam do que é divertido, adoram os exageros.
Começam a interessar-se cada vez mais pela leitura e escrita, como algo para conhecer e investigar. São capazes de reconhecer o seu nome escrito. Começam a ensaiar escritas próprias.

Dê, Vai ver que não doi nada !

Talvez não saiba, mas o óleo alimentar que já não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social.
Dê, vai ver que não dói nada.

Para participar neste projecto da AMI:
- Junte o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregue-a quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes. Os restaurantes estão identificados e a lista completa está disponível em http://www.ami.org.pt/;
- Afixe cartazes no comércio da sua localidade e distribua folhetos nas caixas de correio. Solicite materiais, enviando um e-mail para http://webmail.iol.pt/horde/dimp/#;

- Divulgue esta informação no seu site ou blog;
- Encaminhe este e-mail para a sua lista de contactos.
Press release:

Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site http://www.ami.org.pt/.
Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.
Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.
São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população.
Segundo a União Europeia, o futuro do sector energético deverá passar pela redução de 20% das emissões de GEE até 2020, assim como por uma meta de 20% para a utilização de energias renováveis. Refere ainda uma aposta clara na utilização dos biocombustíveis, que deverão representar no mínimo 10% dos combustíveis utilizados.
A UE determina ainda que os Estados-Membros deverão assegurar a incorporação de 5,75% de biocombustíveis em toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes até final de 2010 e o Governo anunciou, em Janeiro de 2007, uma meta de 10% de incorporação de biocombustíveis na gasolina e gasóleo, para 2010.
As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.

Fundação AMIRua José do Patrocínio, 49 1949-008 Lisboa Tel. 218 362 100 Fax 218 362 199E-Mail: http://webmail.iol.pt/horde/dimp/# Internet: http://www.ami.org.pt/

Portfólio no Jardim de Infância

Para alguns, a construção de Portfólios de Avaliação no Jardim-de-Infância, faz lembrar o velho bicho-papão. Eu própria, não estou familiarizada com este trabalho.

Contudo, não há que ter receio e com alguma pesquisa vamos poder conhecer melhor este processo e adaptá-lo à nossa realidade.
Uma coisa é certa: não há receitas para o fazer e cada profissional deve fazê-lo da forma como se sentir mais "à vontade", procurando sempre evoluir.


Aqui ficam alguns sites por onde navegar:





#####
OBJECTIVOS DESTE MÉTODO DE AVALIAÇÃO:

»» Um colecção de trabalhos das crianças, bem como outro tipo de registos que ajudam a própria criança a "ver" os seus progressos, envolvendo-a no processo;
»» Um processo contínuo e sistemático de avaliação;
»» A partilha entre todos os intervenientes educativos (pais, educadores, crianças e futuros professores do 1ºciclo)...

#####
--» Caso tenham algum material sobre esta temática PARTILHEM connosco enviando para isgd77@gmail.com e eu colocarei AQUI...
#####

Pilobolus

Incrível!

Conheci através da nossa Amiga Dreamlu!

Mealheiro


Giro, este porquinho mealheiro!

Uma linda prenda para oferecer às crianças no seu aniversário, ou no Dia da Criança!
Uma maneira lúdica de encerrar projectos relacionados com o contacto com o dinheiro e o saber poupar!
++++
NOTA _ Na pintura das latas, utilizar tinta acrílica e lavar muito bem os pincéis. As crianças deverão usar aventais!
++++

Espanta Espíritos !


Lindo para a porta da nossa sala de actividades ou como prenda para os papás!
Pode fazer-se outro animal...desde que as crianças PARTICIPEM!
Jokas da Bé

Identificar Emoções



COMO ME SINTO ?

Para os Aniversariantes

Encontrei esta ideia numa revista de manualidades.
Achei muito interessante para fazer e usar no dia dos anos das crianças para os amiguinhos lhes cantarem os Parabéns.


Em vez do ratinho também se pode fazer um palhacinho, ou o boneco característico da sala, por exemplo sala dos patinhos pode fazer um patinho!

Pode ser feito apenas um para ser usado sempre que cada criança faz anos, ou poderá ser feito um para cada criança levar para casa no dia do seu aniversário!

JOKAS DA Bé