PARTILHA de PROJECTOS



“ A educação deve integrar tudo, no sentido de estimular e ajudar a criança a encontrar-se a si própria…” João dos Santos

Para iniciar esta tematica vou falar-vos do meu projecto para este ano lectivo....

Desde ja devo dizer que estou com um grupinho de 16 crianças de 1 ano de idade.

No inicio do ano perguntava-me a mim propria qual seria o meu projecto...quais seriam as necessidades das crianças com esta idade.
Depressa cheguei à conclusão que deveria ter como projecto pedagógico :
"Vou à descoberta…sem medos.
Descobrir o meu corpo, os meus amigos,
Descobrir a brincar e a crescer…. Com os meus 5 sentidos!"



Nesta idade a descoberta do mundo e de tudo o que os rodeia é o mais marcante...e deve ser trabalhado ao maximo....

Aposto essencialmente no desenvolvimento motor e na linguagem....no ouvir muitas musicas e muitas conversas, histórias e barulhos com o corpo!
Aposto no tocar, em texturas diferentes, massa de cores, cola, revistas, balões, bolas de sabão, massa Das...Têm adorado!
Aposto no desenvolvimento da sua autonomia, tanto na alimentação como na higiena (idas ao pote/bacio)...embora sinta que sem a participação dos pais não ha progressos!!! Fico frustrada quando isso acontece...


Tenho tido como guia os 10 príncípios educacionais da creche, de Gabriela Portugal. Considero-os quase como uma receita para trabalhar com crianças tao pequenas!

E até agora tem sido assim o meu trabalho na creche! Um desafio diário....um projecto continuo e em constante avaliação...e com vocês como tem sido?


Contem-nos sobre os vossos projectos nos comentarios deste topico!!!! BJ

2 comentários:

Dreamlu disse...

Para mim tem sido uma descoberta fascinante! Trabalhar em Creche é um constante desafio...é o florescer de uma relação mágica com as crianças que se dão por inteiro e nos envolvem no seu desenvolvimento.

Anónimo disse...

Olá Isabel, vou dentro pouco tempo contactar com meninos também de 1 ano.A verdade é que nunca estive em creche e estou assim..apavorada!!
Tenho a noção de que não saberei fazer nada com eles e isso é assustador..Mas também será por pouco tempo,mas queria que fosse uma boa experiência.
Beijinhos
e continuação de bom trabalho