Regras da Sala


É comum encontarmos as Regras da Sala afixadas em todos os Jardins de Infância...mas como aparecem?

Na minha sala de 1 ano coloquei-as de forma mais elaborada pois fui eu a fazê-las, uma vez que as crianças sao ainda muito pequenas...usei as imagens da Anne Geddes e ficaram um mimo! ( aqui estão elas prontas a imprimir: http://www.saladosprofessores.com/modules/Downloads/fileuploads/Regras%20da%20Sala.doc )

Contudo quando estive na sala de 5 anos foram as crianças que decidiram quais as regras que deviam existir....Assim como foram elas que as ilustraram.

Também ha educadoras que fotografam as crianças a ilustrar essas regras. De uma forma ou de outra é importante que as crianças estejam envolvidas neste processo.

Outra coisa que considero muito importante é evitar a palavra NÃO, julgo que abusamos dela, evidenciando apenas os comportamentos "maus" e esquecendo o que se deve fazer e poruqe se deve fazer! Em Vez de "Não bater aos amigos", poderá colocar-se: "Tratar os Amigos com respeito, faz-nos ter alegria no peito".

As regras da Sala poderão ser um ponto de partida para abordar questões ligadas às relações sociais e morais. Desenvolvendo assim, o espírito moral das crianças!

E convosco, como tem sido trabalhada este temática? Enviem os vossos comentários, sugestões e fotos!

1 comentário:

Nuzia disse...

Olá!
Não consegui aceder ao link que colocas-te no post! Será que me podias enviar?