Oração do Educador


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,


Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,


Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar


Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples,


humano e alegre, como o amor.


De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender


do que no ensinar.


Que minha sabedoria ilumine


e não apenas brilhe.


Que o meu saber não domine ninguém,


mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,


Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,


Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,


Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende


Precisa ainda mais de mim,


E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,


Para que eu possa trazer o novo, a esperança,


E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender


Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.


(Autor: Antonio Pedro Schlindwein)

Sem comentários: