Organização dos Espaços/ Áreas da Sala de Actividades

Este é um tema que me preocupa!


Tenho vindo a pensar na organização dos espaços das nossas salas de actividades. Acho que devemos reflectir sobre a diversidade de actividades que as crianças têm ao seu dispor.

Sinto que todos os anos as salas se repetem...Assim sugiro que partilhemos aqui:


- Que espaços/áreas/cantinhos temos ou já tivemos, nas nossas salas de actividades ?


Começo eu:


- biblioteca (muito simples, só uma mesa com livros);
- casinha;
- jogos;
- plasticina;
- animais;
- garagem;
- loja.


*****************


A nossa colega Paula, na @rca Comum partilhou o seguinte:


"Olá Isabel
O ano lectivo ainda não findou e já me preocupa como vai ser a sala para o próximo ano. Este ano tenho um grupo de 23 crianças dos 3 aos 6 anos mas para o próximo o grupo vai ser maioritariamente de 3 anos.
Este ano temos a sala distribuida pela:
casinha; jogos do chão (construções com peças grandes e carros ); biblioteca ( livros, quadro magnético e fantoches ); computador;`mesa das ciências; pintura; consultório médico. As restantes áreas de desenho, colagem e legos e jogos de mesa são realizáveis nas mesas onde cada criança tem o seu lugar, isto porque temos as mesas distribuidas em U e é onde conversamos e reunimos. temos ainda a tina da água que funciona no espaço exterior.
Para o ano estou a pensar trazer esta área para dentro da sala dada a maioria do grupo ter 3 anos. Também estou a pensar em remodelar a biblioteca e apetrechá-la com pufs ou almofadões que permitam tirar mais partido do prazer do livro estando a criança mais «relaxada».
Concordo quando dizes que as áreas são sempre as mesmas, mas também são de acordo com os interesses das crianças. Agora penso como proporcionar ao grupo de 3 anos uma sala acolhedora e que propicie as relações interpessoais e a consolidação de afectos. Vejo uma sala mais vazia que permita maior liberdade de movimentos e muito mais voltada para os afectos. Ainda não sei muito bem como, mas alguma ideia há-de surgir. Aceito as tuas ou de outros colegas. Vou tentar enviar algumas fotos da minha sala para poderes visualizar melhor.
Abraço
Paula "


*******************

Obrigada pela tua partilha Paula!

ATé Sempre !

******************

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens!!!!!! Já há muito que sinto vontade de partilhar, tal como tu, todas estas ideias magnificas.... sabes também tenho um grande "baú" de actividades já realizadas para partilhar... 15 anos de serviço...falta-me tempo para sentar ao computador e organizar tudo... dois filhos, marido e tarefas domésticas, catequese e escutismo...como vês o meu tempo livre é para carregar baterias e consultar o teu blog. Mas sou FELIZ!!!

disse...

A partilha já faz parte da minha vida e da minha profissão...

Tudo de bom para ti Carla... e obrigada pelas tuas visitas!
JOKAS DA Bé