Viver o São João



" Festa popular, de origem pagã, que tem lugar na cidade do Porto de 23 para 24 de Junho.
É uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para “bater” nas cabeças das pessoas que passam, os alhos porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para por na cara das pessoas que passam, o que é bastante desagradável, acreditem!
Existem os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente acontece somente nos bairros mais tradicionais.
Os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.
Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como MiraGaia, Massarelos e outros espalhados pela cidade dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas, de carnes etc... e bebidas com fartura.

Normalmente a festa dura até 03H30/04H00 da madrugada quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a ribeira do Porto até Matosinhos onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol deitados nos areais da zona da Foz e Matosinhos. "

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_do_Porto"


Cascata de São João de um colégio.

Sem comentários: