Contos no Pré-Escolar


Contar histórias para crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar ideias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que vão sendo enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelos personagens de cada história. Fazer de conta é uma fonte de cura muito rica para crianças da pré-escola. Você pode ver crianças aliviando seus próprios sentimentos quando as observa brincando.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar.
É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outras maneiras de ser e de agir... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, sem precisar saber o nome disso tudo.
O significado mais íntimo e profundo do conto será diferente para cada criança e também desigual para cada uma em diferentes momentos da vida. Mas é através de várias histórias que a criança passa a compreender o mundo dos contos, e a mensagem básica transmitida a ela é: que na vida é inevitável a luta contra dificuldades, é algo que faz parte da existência humana, porém se a pessoa não se intimida e enfrenta com firmeza os obstáculos e as injustiças, conseguirá dominá-los e sairá vitoriosa.
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação.
Pais e professores que lêem livros para as crianças estão contribuindo para terem futuros leitores, com um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Existem muitas colecções e livros avulsos apropriados para crianças em idade Pré-Escolar, assim como histórias Bíblicas e livros de poesias, que ao ler para uma criança este tipo de literatura, além do prazer que esta leitura em si proporciona, os adultos estarão contribuindo para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade.
Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.


*Objectivos dos Contos no desenvolvimento infantil:

· Despertar na criança a curiosidade sobre os assuntos das histórias;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário da criança;
· Ampliar horizontes, contando histórias onde fatos curiosos e desconhecidos possam vir a acrescentar ao aluno;
· Adequar as histórias à realidade dos alunos;
· Conquistar e trabalhar a atenção do aluno;
· Desenvolver habilidade de expressar ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo assim as crianças;
· Atingir significados simbólicos e, acima de tudo, interpessoais;
· Envolver emocionalmente a criança na história;
· Auxiliar no seu ajustamento sócio-emocional;
· Deixar que cada criança interprete a história da sua maneira e tire suas próprias conclusões, sem dar explicações;
· Possibilitar a busca de soluções para suas dificuldades e problemas interiores;
· Mostrar à criança, através das personagens, os dois lados existentes: o bem e o mal;
· Reflectir, associar e identificar-se com personagens;
· Saber contar também a outras pessoas a história escutada;
· Proporcionar à criança uma viagem ao mundo das histórias, alimentando sua imaginação e satisfazendo seus desejos e fantasias;
· Aliviar suas ansiedades e medos;
· Formar na criança o prazer em escutar muitas histórias;
· Estimular seu gosto pela leitura desde cedo, e assim tornar-se um futuro leitor.


***
(partilhado pela minha Amiga Tê...Obrigada linda!)
***

1 comentário:

As Artes da Bete disse...

Olá Bé!
Encontro sempre temas de muito interesse no seu blog. Passo com muita frequência.
Este artigo é muito útil e foi muito ao encontro daquilo que eu penso acerca de contar histórias às crianças.
Obrigada pela partilha
Bjs
Bete

www.asartesdabete.blogspot.com