Caracterização da Faixa Etária - 4 ANOS -


As crianças de 4 anos são afirmativas e expansivas, explodem de actividade motora: correm, saltam, andam a pé-coxinho, pulam, trepam...
Gostam de experimentar e procurar diferentes estratégias para chegar ao resultado desejado. Aborrece-lhes o papel de espectador. Conseguem descobrir os pormenores das coisas.
Começam a antecipar as suas acções, a criar hipóteses e a testá-las logo. Começam a realizar verdadeiros intercâmbios, pelo que, pouco a pouco, têm em conta as ideias e propostas dos outros para enriquecer as próprias. Começam a compreender os sentimentos das outras pessoas.
As amizades são cada vez mais importantes. É comum vê-los com um amigo preferido partilhando com este a maior parte das suas actividades. Começam a diferenciar-se os interesses entre as meninas e os meninos.
Permanecem muito mais tempo a realizar qualquer actividade e têm gosto em terminar o seu trabalho. Podem ralizar tarefas por etapas.
Sentem-se mais crescidos; gostam de ter responsabilidades e cuidar dos mais pequenos.
Apreciam muito o jogo dramático e os fantoches. Encontram-se na fase do jogo simbólico, socializado e cooperativo e elegem outros para compartilharem os seus jogos.
No jogo, incorporam papéis que não são da vida familiar mas, quase sempre, relacionados com experiências vividas. Adoram disfarçar-se. “planificam” o jogo distribuindo papéis e atribuindo funções a cada participante.

O jogo torna-se mais competitivo. Começam a organizar jogos de grupo, passando a respeitar a vez de cada um e a cumprir as regras estabelecidas e, além dessas, criam as próprias.
Conversam incessantemente, mesmo que ninguém os ouça. A linguagem é um verdadeiro meio de comunicação, cada vez mais rigoroso, claro e detalhado. Contam histórias misturando ficção e realidade. Etapa rica em fantasias. Apreciam imenso relato de contos, especialmente os fantasiosos e disparatados.

Têm sentido de humor. Gostam do que é divertido, adoram os exageros.
Começam a interessar-se cada vez mais pela leitura e escrita, como algo para conhecer e investigar. São capazes de reconhecer o seu nome escrito. Começam a ensaiar escritas próprias.

1 comentário:

Anónimo disse...

oi bé!esta caracterização está muito bem conseguida!e sobre as outras idades,tens caracterizaçoes?
jinhos e parabens pelo trabalho excelente!!