a PARTILHA da Márcia...



"Dona castanha caíu ao chão
num trambolhão.
Rolou pelo caminho, devagarinho.
Chegou ao rio cheia de frio.
Pelo buraco, saíu do casaco,
que era de bicos com muitos picos!


- Podemos dizer variando as vozes, o ritmo, com batimentos, etc.

- Podemos "mimar"/dramatizar enquanto se diz. Formamos grupos de 4 crianças: 3 fazem uma roda - que é o ouriço - e a 4ª é a castanha que vai realizar em movimento as acções. Depois trocam de papéis.

- Também já levei ouriços para a escola e depois de as crianças tocarem, observarem e cheirarem, disseram o que achavam que tinha lá dentro. Eles dizem coisas giríssimas, principalmente os meninos da cidade, que nunca viram ouriços.

- Há um jogo que se faz com uma bola pequena ou com uma castanha que também fala no ouriço...é assim: Precisa de uma bola pequena (ex. ténis) ou uma castanha. Pode até fazer uma castanha com esponja, para não ser muito pequena. As crianças formam uma roda - sentados ou de pé, consoante o grupo.
Cantam a canção:Uma bola com piquinhos,tem lá dentro uma castanha passa a mim que eu passo a outro vamos lá ver quem a ganha. 1,2,3,4
Vai ao meio quem ficou com a castanha na mão, São martinho venha cá marcar-nos a pulsação. 1,2,3,4 Vamos assar as castanhas e o magusto fazer depois da roda acabar tudo pronto p´ra comer.
Eu costumo ensinar as primeiras duas quadras para começar e a terceira só ensino pertinho do São Martinho.
As crianças vão cantando e passando a bola/castanha ao colega que está ao lado, sempre ao ritmo da pulsação da música. Quando chega á parte dos números, a criança que tem a bola ao dizerem o nº 4, sai da roda. Vão repetindo a canção até se encontrar apenas 2 ou 1 criança em jogo, consoante achar melhor.
Por vezes é bom haver mais do que um vencedor poque acho que as crianças devem aprender a partilhar também as vitórias.
Como disse alguém uma vez : "Alegra-te com os sucessos dos outros porque há suficientes para todos."
Podem ouvir a música do jogo AQUI.

***** Agradeço a tua Partilha *****

Sem comentários: