Os 3 Porquinhos


Esta semana foi a vez da história dos 3 Porquinhos entrarem na nossa sala!
Uma vez que é uma história bastante conhecida das crianças, resolvi fazer com que fosse abordada de novas maneiras...


- Iniciámos a semana com o Teatro de Fantoches da História...com a sala dos visinhos! Usámos fantoches e cabanas a "sério". A história que usámos foi da colecção do pingo-doce com narração e musicas para os porquinhos dançarem!


- Depois na Expressão Musical, teatralizámos a história usando os instrumentos musicais...primeiro as crianças decidiram quais os instrumentos a usar para cada personagem da história. Escolheram as clavas para o porquinho mais novo, a maraca para o porquinho do meio, as guizeiras para o porquinho mais velho e os pratos para o lobo...justificaram as suas escolhas pela intensidade dos instrumentos. Depois à medida que eu ia contando a história cada vez que referia o nome de uma personagem a criança correspondente tocava o seu instrumento. Acabou por ser uma activiade musical que apelou à capacidade de atenção e associação.

- Por fim, as crianças fizeram um registo comparativo de duas histórias dos 3 Porquinhos, pois verificaram que dois livros contavam a mesma história de maneiras diferentes...Foi um momento de muito orgulho para mim, vê-los tão entusiasmados a dizer-me oq ue tinha de escrever a verde (pontos comuns nas histórias) e a vermelho (pontos diferente)...

- Engraçado é que a maioria das crianças prefere a versão em que o lobo sofre as consequências dos seus actos e queima o rabo!

- Ah...e Na expressão motora jogámos ao jogo dos lobos, em que duas crianças eram os lobos e iam apanhar os rabinhos dos outros animais....os rabinhos foram feitos com tiras de jornal presos nas calças...imaginam a alegria das crianças!

1 comentário:

Mil Folhas disse...

Gostei muito bé :)

bjokas