Via Sacra com as crianças

Explicar a história de Jesus às crianças pequenas nem sempre é fácil. Contudo hoje já existem maneiras mais simples de o fazer e que facilitam bastante. Estas animações ajudaram-me a explicar às crianças o que é uma via-sacra, o que acontece e porquê. Eles gostaram imenso e quando foram à igreja ouvir as leituras perceberam muito melhor. Trabalha-se assim o Despertar da Fé.



Podem encontrar mais deste material no youtube.
****
Em resposta a uma colega de trabalho:
- SIM, estou de momento a trabalhar num colégio católico, daí fazer todo o sentido este tipo de vivências. Trata-se do despertar para a fé...pois o Natal e a Páscoa só são o que são, devido à existência de Jesus. De qualquer modo, mesmo que não fosse um colégio católico, este tipo de assuntos pode ser explorado com crianças tão novas, pois segundo o meu ponto de vista deve existir um grande leque de oportunidades ao dispôr das crianças. mesmo que estas crianças não sejam católicas, comcerteza já ouviram falar destas tradições e podem ficar a compreendê-las melhor. E não só conhecerem apenas a parte fantasiosa dos coelhinhos da páscoa ou pais natal.
Vale a pena pensar nisto, por isso agradeço a tua participação.
BJ GRANDE

****

4 comentários:

Lenita disse...

Olá Bé,
Voce trabalha num colégio católico?
caso afirmativo, compreendo a necessidade de trabalhar o assunto.
Porque a escola pública deve ser laíca, isso está na constituição portuguesa!
Assim sendo este tema deverá ser abordado?
No Natal podemos conferir um sentido mágico, com todas as personagem do reino da fantasia que ele comporta (Pai Natal, duendes, renas voadoras, etc.)
Na Páscoa também tempos ovos e coelhos...
Mas via sacra...porquê e para quê?
Não entenda como critica por favor, apenas para reflectimos.
Bjs

disse...

Em resposta a colega Lenita...
SIM estou de momento a trabalhar num colégio católico, daí fazer todo o sentido este tipo de vivências. De qualquer modo, mesmo que não fosse um colégio católico, este tipo de assuntos pode ser explorado, pois no meu ponto de vista deve existir um grande leque de oportunidades ao dispôr das crianças.
BJ

Anónimo disse...

Legal,hein?!Deus sempre presente!
Bjos,:Pri

xixi disse...

Boas,
encontrei por acaso vossos comentários.Acho que mesmo num ensino laico é preferível ensinar historias reais (a da via sacra por ex) a histórias de fantasia, ao menos enriquecem o seu conhecimento. Jesus existiu e faz parte da história, mesmo os ateus, não tendo fé em Jesus concerteza devem aprender acerca da história do mundo...