Cantinhos da Sala

O nosso Quadro das Presenças é um instrumento muito útil na sala. Para além de servir para marcar as presenças e faltas dos amiguinhos, serve também para aprendermos a contar, a "ler" e interpretar uma tabela de 2 entradas, e marcar as datas importantes para o grupo.

O quadro dos aniversários, foi sendo completo com as fotos das crianças e simboliza festa e alegria.

Jesus tem sido O grande amigo deste grupo, nas canções de Bom-Dia Ele está sempre presente, assim como em algumas conversas ao longo do dia.
Este placard representa todo o grupo em volta do seu grande Amigo.

No acolhimento há lugar para grandes conversas, canções, lenga-lengas, histórias e muitas novidades. É o nosso ponto-de-encontro!
Um dos placares da sala onde os nossos trabalhos vão sendo colocados, depois de apresentados ao grande grupo. Muitas vezes as crianças olham os desenhos dos amigos e tentam fazer parecido!
A casinha é um elemento que nunca falta na organização das nossas salas. Ela é um espaço priveligiado para o jogo simbólico e o palco de muitos teatrinhos, bem reais para as crianças.
Apenas me surgem algumas questões:
- Haverá maneira diferente de dinamizar este espaço?
- Que outros materiais poderão ser incluídos?
- Devemos impôr um numero de crianças neste espaço?
------ Costumam relflectir sobre estas questões? Qual a vossa opinião? -----

1 comentário:

Anónimo disse...

ola... sou uma estudante de educação de infância e tenho reflectido bastante acerca dessas mesmas questoes.
a respeito do limite de crianças, acredito que é favorável, pois quando são demasiadas a concentração e o envolvimento na actividade diminuem.
relativamente ao próprio espaço, o facto de ser nomeado "casinha" por si só limita a creatividade, porque não ser a área do "faz-de-conta"? onde ha mais liberdade para fazer um piquenique, ou brincar aos médicos. "casinha" pressupõe que a imaginação das crianças esteja limitada ao que normalmente se passa em casa...

digo eu, mas também gostava de conhecer mais opiniões... talvez a minha resposta vos faça relfectir mais um pouco ;p

beijinhos dianad.